quarta-feira, 10 de junho de 2009

Trekking é destaque de alta temporada de montanhismo na cidade de Teresópolis

Por: Marianna e Mádhava

Começou em maio a alta temporada de montanhismo no estado do Rio de Janeiro, e como não poderia faltar, o Parque Nacional Serra dos Órgãos (PARNASO) trouxe para o ano de 2009 muitas atividades voltadas não só para montanhistas, como também para crianças e público em geral.


Conhecido por ser o terceiro parque mais antigo do Brasil e abranger quatro municípios (Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim), o PARNASO atrai visitantes do mundo inteiro, pessoas não só interessadas nas espécies raras de fauna encontradas no parque e suas belas paisagens, como também em busca de grandes aventuras em meio a tanta natureza preservada, com lindas cachoeiras, trilhas para todos os gostos e tipos de resistência física.

Para conhecer a historia do parque acesse o link http://www.icmbio.gov.br/parnaso/

Segundo Gabriel Dreyfus, biólogo do PARNASO, o parque tem recebido muita procura de turistas para conhecer e apreciar as mais diversas trilhas da Sede de Teresópolis.







Entre as trilhas mais procuradas, encontramos a Trilha Suspensa, que consiste em uma via elevada construída sobre um aqueduto e que permite a observação do paredão rochoso e das copas das árvores de uma das áreas mais bonitas do parque.

Com 400 metros de percurso com nível de dificuldade fácil, é recomendada para todas as idades.



O destaque para os adeptos ao trekking, é a Trilha Cartão postal, com 1.200 metros de percurso no meio da mata acirrada com nível de dificuldade moderado a pesado, garantindo uma aventura de mão cheia para aqueles que desejam interagir com a natureza e observar uma grande diversidade de fauna e flora.




No parque são encontradas maisde 2.668 espécies de plantas catalogadas, entre elas a bromélia imperial


Trilheiros fazendo trekking no Parque Nacional Serra dos Órgãos


O ícone brasileiro de trilhas e uma das mais bonitas também é encontrado no Parque Nacional Serra dos Órgãos. A trilha Petrópolis-Teresópolis consiste em 34 km de caminhada feita de três a quatro dias acompanhado por um condutor credenciado que além de garantir uma travessia mais segura, proporciona uma experiência inesquecível aos olhos de quem pôde presenciar tamanha aventura.

O trekking é isso, percursos curtos ou longos, importando apenas o prazer de caminhar e fugir do stress do dia-a-dia. Apreciar a natureza e praticar esportes são fatores decisivos para manter uma vida saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário