sexta-feira, 12 de junho de 2009

Parapentes enfeitam o céu de Teresópolis

Por Alex Correa

Para muitos, sobrevoar de parapente um lugar de paisagens incríveis, com vales e rios, trata-se apenas de um sonho. Sonho que agora pode tornar-se realidade para quem estiver ou quiser visitar Teresópolis.
A cidade é conhecida como a capital nacional do montanhismo por causa do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que abriga uma cadeia de montanhas que são referência para a prática do esporte em todo país. Com uma rica quantidade de áreas verdes preservadas, a cidade está localizada no topo da Serra dos Órgãos, Região Serrana, do Rio de Janeiro. Cercada por rios, cascatas e uma rica flora e fauna, que são ingredientes de idéias para quem curte esportes radicais e o contato com a natureza.
A galera que gostar do parapente tem feito da Granja Mafra, em Pessegueiros, no terceiro distrito de Teresópolis, um dos pontos preferidos para os vôos.
“P lugar é irado para a prática do parapente, estou encantado, aqui tem lugares belíssimos para decolar” diz Marcelo Gomes, um dos adeptos do esporte.
A rampa de salto fica no sentido Além Paraíba (Estrada Rio-Bahia), a 800metros da saída de Pessegueiros. Ao chegar, uma placa onde esta escrito GRANJA MAFRA, d que fica ao lado do posto de gasolina, indica: é preciso entrar na rua ao lado do posto e seguir em frente.

Na rua de terra, basta seguir até uma bifurcação em que haverá várias placas, sendo que uma indicará o vôo livre para a esquerda.
A estrada até a rampa avança em meio à densa vegetação (o local é freqüentado também por aventureiros de mountain bike). Para quem quiser se aventurar e ir a pé, é preciso percorrer uma estrada de terra cerca de 20 minutos em condições desfavoráveis, mas que reserva belas paisagens. Com a chegada, o visual é compensador. O contato com a natureza permite respirar um ar puro. Uma ótima oportunidade para quem quer fugir da correria e do estresse das cidades.
Segundo os instrutores do parapente, não há época definida para praticar o esporte. Há possibilidades de vôos durante todo o ano. O Clube de Vôo Livre de Teresópolis oferece vôo duplo com toda segurança, e os parapentes coloridos já começam a fazer parte da paisagem.

Pointer dos parapentes

Outro local freqüentado pelos praticantes do vôo livre é a Pedra do Camelo, na Granja Florestal. Este ponto e recomendável apenas aos mais experientes, quem realmente conhece as condições do esporte.
O lugar fica meia hora de carro da estrada Teresópolis-Petropolis, na saída da cidade em direção a Petrópolis.
A rampa é adequada para o “vôo de térmica”, técnica que requer acertar o melhor horário pra se decolar, o que começa observando-se o movimento da vegetação. Quando a térmica sobe o morro, chega o momento ideal. Pode-se decolar a 590 m de altitude e é possível subir até mil metros acima da rampa. Quem for do ramo e tiver equipamento não precisa mais do que vontade e um dia com vento adequado para saltar.
Os interessados no parapente podem fazer um vôo duplo ou apenas se informar mais a respeito no clube de vôo Livre de Teresópolis, que oderece as condições e segurnça que você precisa para sair do chão sem maiores riscos.
Divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário