sexta-feira, 12 de junho de 2009

Nas alturas

Por Rafael Pedrosa

Para o desapachante Eduardo Silva, de 38 anos, tempo é artigo de luxo. Sua rotina diária é agitada, e em alguns momentos estressante: trabalho, trânsito, barulho, correria. Quando não está trabalhando, é preciso dar atenção para os filhos e para a esposa. No entanto, ele decidiu que seria preciso reservar algumas horas por semana para, além da família e do trabalho, dedicar um tempo para ele. Pensou no que gostaria de fazer e imaginou algo inusitado, que pudesse se divertir. Foi quando decidiu praticar o parente. Foram muitas aulas, dias de treinamento e horas de vôo. Até que chegou o momento de voar sozinho, sem a ajuda do instrutor. Foi um dos dias mais incríveis da sua vida.
"Já não aguentava mais praticar vôo duplo com meu instrutor. Precisava ver tudo sozinho e ter o controle do que acontecia. Lógico que morri de medo. Mas com o decorrer do vôo o medo foi passando e já me sentia seguro", conta.


Mas esse medo é importante. Não se sentir extremamente seguro é bom para evitar quedas ou acidentes. É bom lembrar que um acidente de parapente tem grandes chances de ser fatal. Em 2008, Eduardo levou um grande susto. Ele voava como fazia normalmente, sua confiança era total, já se sentia um verdadeiro piloto quando um vento forte o jogou para baixo. Com o impacto no chão, Eduardo não conseguiu se mexer por um breve momento.
"Foi um dia terrível. Eu era muito confiante, pensava que estava no comando, mas nunca comandei. A natureza às vezes é cruel. Eu não tinha o que fazer, apenas tentei não morrer e não me machucar muito, mas foi em vão. Fiquei três dias sem poder trabalhar, sem levantar da cama. Mas graças a Deus hoje estou bem. E continuo praticando o parapente", desabafa.


Dividir as experiências de uma atividade dessa com a família é complicado. A mulher não deixa que ele voe sempre, a filha Marcela quer brincar. Mas Eduardo reconhece que, às vezes, ficar em casa também é legal.
“Uma palavra que não comento muito em casa é voar, pois minha esposa até hoje morre de medo que aconteça algo comigo, tenho vontade de levar minha filha, mas ainda é muito novinha”, brinca Eduardo.
O parapente não é um esporte barato e necessita de disposição, de tempo e dinheiro para bancar os equipamentos e as aulas de aprendizagem. Mas para quem se interessar, mesmo assim, é indispensável ter noção de espaço e tempo, conhecer o lugar que está voando e treinar bastante antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário