sexta-feira, 12 de junho de 2009

Trekking da Lua

Por: Marianna e Mádhava

O trekking surgiu no século XIX através dos Vortrekkers, os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul. Seu nome remete a migração e resistência física, já que antigamente o único meio de locomoção era a caminhada. Quando britânicos invadiram a região, a palavra foi absorvida pelos ingleses e passou a representar as longas caminhadas que os exploradores faziam ao interior do continente.


Já no Brasil, o trekking surgiu em São Paulo, em 1992, por adoradores da naturezaque buscavam lugares interessantes para conhecer em meio a trilhas naturais.

Veja aqui mais detalhes sobre o que é o trekking. http://oradical.uol.com.br/trekking/oqueetrekking.asp

Este esporte é muito praticado na região serrana onde podemos observar que cada vez mais as pessoas procuram novas formas de conhecer e explorar trilhas ou até mesmo inovando a maneira de fazer o percurso, como foi o caso do Trekking da Lua.


A lua cheia e o clima favoreceram o trekking noturno

A equipe de segurança esteve a todo momento acompanhando o percurso

O trekking da Lua é um evento do Parque Nacional Serra dos Órgãos (PARNASO) em Parceria com o SESC Teresópolis, que consiste em uma incursão na floresta ressaltando os sons, a fragrância e os aspectos da mata sob a perspectiva noturna. O evento é gratuito e tem 4 horas de duração .


Na ultima quarta-feira, dia 10 de maio, um grupo com mais de 60 pessoas de todas as idades se reuniu às 20h na entrada do Parque Nacional em Teresópolis para participar do trekking da lua que seria realizado na estrada da Barragem (estrada com 3 km de extensão) e na Trilha Suspensa. Entre esse grupo estava a turma do primeiro período de biologia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (FESO), coordenados pelo professor e biólogo Carlos Alfredo Franco Cardoso, que além de participar do trekking da Lua, monitorava explicações de Eduardo Rubião, veterinário e aluno de biologia, convidado para conduzir o percurso e ministrar palestras sobre espécies de animais encontrados no PARNASO, como capturar animais para fazer estudos e como liberá-los novamente em seu habitat natural.


“Achei essa iniciativa fantástica. Esta é a turma do primeiro período de Biologia e como nosso curso é noturno, nada melhor do que fazer o trabalho de campo à noite. Temos planos futuros para estender nossas caminhadas e pesquisas para o dia também, e assim voltar sempre ao Parque”, afirma o professor Carlos.



Professor José Carlos e alunos da turma de Biologia



Alunos reunidos para inicar o trekking



Inicio da trilha Suspensa




Alunos estudam espécies animais encontradas no Parque





Maria Lucia Porto, Gestora de meio ambiente informou que o SESC possui diversas outras atividades em parceria com o Parque Nacional, como a subida para a Pedra do Sino, e várias oficinas voltadas para a preservação ambiental.

Conheça aqui a agenda do SESC em parceria com o Parque Nacional http://www.icmbio.gov.br/parnaso/index.php?id_menu=3&id_arq=94


O evento teve a cobertura do programa “Estilo Radical”, da emissora local de Teresópolis, que gravou todo o percurso e as explicações dadas pelo Dr. Eduardo Rubião.


A matéria está disponível no site http://www.estiloradical.com.br/ onde poderão contemplar diversas outras matérias sobre trekking e montanhismo.



O produtor e diretor Haissem Ejje com o camera man da Tv Cidade


Mapa das trilhas do Parque

O Parque nacional conta com 27 montanhas e 22 trilhas com os mais diversos níveis de dificuldade. Para realizar o trekking da lua ou conhecer qualquer outra trilha basta entrar em contato com o PARNASO pelo telefone (021) 2152-1100 ou pelo web site www.ibama.gov.br/parnaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário