sexta-feira, 12 de junho de 2009

Destino: Pico da Caledônia

Por Diego Cristane, Raniery Costa e Rachel Stutz


No último domingo, por volta das cinco da manhã, partimos para uma aventura gelada, porém inesquecível. Começávamos a subir a Pedra da Caledônia: o segundo ponto mais alto da cidade de Nova Friburgo, com 2219 metros de altitude. Esta montanha só perde para os famosos Três Picos, que chegam a quase três mil metros.





A caminhada é bastante cansativa, o início da subida é feito por pequenas ruas de pedra e alguns trechos são asfaltados. Todo o trajeto é bastante íngreme e o frio não ajudava. O vento estava muito forte e caía uma leve garoa. Durante a subida, avistamos muitos lugares propícios a acampamentos, mas somente um estava ocupado com um grupo de cerca de oito pessoas. Todos dormiam com uma fogueira acesa para afastar o frio.
Ao fim desta subida exaustiva ainda faltava entrar no trecho final do Pico da Caledônia, que é de Concessão da Petrobrás e protegido pela Marinha e Pelo Exército Brasileiro.

Daqui pra frente restava apenas subir cerca de 750 degraus numa escadaria que parecia interminável.




Após cerca de duas horas e meia de subida, enfim chegamos ao topo da pedra. Pena que o céu lá em cima estava muito carregado e as condições de esperar que o tempo melhorasse eram mínimas. O vento quase não nos permitia que ficássemos de pé. Veja o vídeo que conseguimos gravar lá em cima e tenha uma idéia do frio que passamos:






Começamos a descer, mas as dificuldades não paravam por aí. As pernas pararam de obedecer e a sensação térmica negativa que sentíamos (aproximadamente -5 graus) tornavam a descida interminável. Mas as paradas tinham outras vantagens, além do descanso. Como poder observar com calma a infinidade de plantas e animais, principalmente pássaros que existem no local. Apesar de não termos visto lá de cima a região dos lagos, a cidade de Friburgo e a serra por completo. o que é possível quando o céu está claro, pudemos apreciar as belezas que estavam bem perto dos nossos olhos. Veja algumas fotos feitas durante o percurso:

A geada deixou a vegetação coberta de gelo
A escadaria além de desgastante intimida muito

Este é o pico da caledônia: irreconhecível

Esta é a melhor vista que tivemos de Friburgo

Apesar de tudo, não deixou de ser uma linda caminhada


Apesar de muito desgastante, a aventura acabou sendo um passeio inesquecível. Conhecer lugares únicos como este não tem preço. Até a próxima.






Nenhum comentário:

Postar um comentário